logo RCN

NA MINHA OPINIÃO...

 Neste final de semana acontece a última rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho e mineiro e a penúltima no Carioca e do Paulista. Os dois últimos,  na próxima quarta-feira conheceremos os finalistas, ou seja, em uma semana na próxima edição estaremos falando dos confrontos eliminatórios. Aqui em Santa Catarina já vivemos os jogos de volta da segunda fase que definirá os dois finalistas e os dois rebaixados. O Paranaense neste final de semana começa as eliminatórias. Com exceção do Catarinense os demais são todos jogos eliminatórios. O Gaúcho, Paulista, Paranaense, classificam oito, o único com dois jogos nesta fase é o do Paraná. No Mineiro e Carioca já classifica somente quatro. Os grandes estão muito bem na fita em todos eles. Mas como sempre,  tem exceção  no Carioca, o Madureira é o único que pode tirar uma vaga dos quatro grandes, depende apenas de si e tem dois pontos a frente que o Fluminense, mesma pontuação do Vasco, ganhando nos critérios. Nos demais, sem novidades, os grandes dominam sem  percalços.

 
No Rio Grande a dupla Grenal define apenas quem será o primeiro colocado e mandará todos os jogos decisivos em seus domínios. O Inter, tem um jogo a menos, caso tenha vencido o Ypiranga nesta quarta, assumiu a liderança do certame com dois pontos a frente do Grêmio. Caso contrário,  é o Tricolor que terá a oportunidade sem depender de ninguém de ficar com a primeira posição. O emocionante da rodada final  é saber o último rebaixado. Os pequenos, Avenida de Santa Cruz e União de Frederico Wesphalen já estão na segunda divisão, mas o grande Caxias pode integrar este grupo, está a dois pontos atrás do São Paulo de Rio Grande e a três do Veranópolis, ambos jogam em casa e só dependem de si. Já o Caxias tem que vencer o Novo Hamburgo  na casa dele (que luta pela classificação as finais) e ainda torcer por outros resultados. Missão quase impossível.  Para mim a equipe caxiense disputará a segunda divisão em 2017.
 
Do lado de cá do Rio Pelotas, a briga também está boa tanto pelas vagas a final, bem como pelo rebaixamento. Na parte de cima o Joinville com duas vitórias seguidas sobre o Criciúma assumiu a ponta pela primeira vez e se credencia como forte postulante ao título. O Figueirense é outra equipe que está bem,  abriu três pontos da Chapecoense e sempre esteve entre as primeiras posições na tabela. Os jogos entre essas três equipes serão decisivos. Já o Inter de Lages perdeu a chance, na minha opinião,  de tentar chegar a final.  Os dois jogos em casa contra o Joinville e o Metropolitano conquistou apenas um ponto, o que é insuficiente para se chegar a uma final de campeonato. Resta para o Leão Baio tentar a inédita vaga para a Copa do Brasil, que também deverá se superar muito e depende apenas de si para isso. O craque do Campeonato Catarinense é Marcelinho Paraíba que acertou com o Joinville para disputar a Série A pela equipe do norte do estado, irá receber 60 mil reais por mês. E o próximo jogo é justamente contra o JEC, e se resolver se preservar nos jogos que restam pela  frente o Inter não terá muito sucesso.
 
A Seleção Brasileira venceu os dois amistosos iniciais de 2015. O técnico Dunga chega a sua 8º vitória seguida após a Copa do Mundo, feito esse apenas de João Saldanha em 1969 que na época conquistou 12 seguidas. Mas o mais importante,  derrotou nada menos que a França dentro do Stade de France, palco da final da Copa de 1998 e onde o Brasil nunca tinha vencido, e o mais importante: de virada. No segundo jogo contra o Chile, seis jogadores foram trocados, mas deu para Dunga ter uma visão de equipe que pretende fazer. Jefferson se consolida no gol, Oscar, Willians, Neymar e David Luíz  têm lugar garantido. Firmino deve garantir sua vaga. Acho que não terá mais testes para a Copa América, a escolha dos convocados será feita entre esses  8 jogos disputados. Em junho serão os dois últimos amistosos  antes da Copa América e a definição da equipe para a competição mais importante depois da Copa do Mundo.
 
NA MINHA OPINIÃO... Anterior

NA MINHA OPINIÃO...

Próximo

NA MINHA OPINIÃO...

Deixe seu comentário