logo RCN

O vôlei em Anita Garibaldi: das primeiras às últimas conquistas

O segundo esporte mais popular do Brasil também é uma paixão na Cidade dos Lagos

 O esporte é uma paixão para a maioria das pessoas, afinal quase todo mundo tem uma atividade esportiva que goste de praticar ou, senão, assistir. Tênis, handebol, basquete... São tantas modalidades que é fácil identificar-se com no mínimo uma. Há, inclusive, aquelas que nem parecem esportes, o xadrez é um exemplo delas.

Não importa a época, quem gosta de alguma competição esportiva faz de tudo para participar.Também não importa onde nem quando, o importante é estar em contato com aquilo que se gosta de fazer.
Há duas semanas, as meninas do voleibol anitense venceram a 2ª Copa de Voleibol da Região dos Lagos. A equipe faz parte da Comissão Municipal de Esportes (CME) de Anita Garibaldi e foi treinada pela professora de Educação Física Ana Gilda Salmória. Hoje em dia, a Comissão tem mais recursos do que tinha no início, quando foi fundada em 1973 pela Lei Municipal 340 do dia 26 de maio.
Naquela época, o contexto esportivo da região era bem diferente do que é agora. Embora competições memoráveis tenham ocorrido logo nos primeiros anos após a criação da CME, na década de 1970 os recursos destinados ao esporte não eram tão significativos e o apoio às equipes nem sempre era dos melhores. “Naquele tempo a gente ia competir fora do município em uma Kombi lotada. Tinha pouca segurança, mas a gente gostava tanto de participar dos joguinhos que nem nos importávamos”, disse Márcia Regina Matos, uma das integrantes do primeiro time de voleibol da CME anitense, formado também por Vera Fernandes, Roseley Grunitsky, Lourdes Fernandes, Marileia Gomes e Marilete Gomes, que eram treinadas por Sônia Decker.
Essas atletas também formavam o time da União, que era a seleção feita pela prefeitura. Desse time, Rosemery Pinheiro e Rosangela Zanoni também faziam parte. “O time da União era treinado por Ednilson Fontana Ramos”, lembra Márcia. Ela conta ainda que na época não tinham muitas condições para treinar, entretanto todos eram bem motivado, e uma prova disso foi a vitória das meninas anitenses sobre o time de Balneário Comboriu, considerado como um marco na história do esporte municipal.
Atualmente, o time de vôlei da CME é composto por meninas de até dezesseis anos. “Hoje em dia, o esporte não é mais uma das únicas opções de lazer disponíveis como era no passado. Por isso, elas demonstram que realmente gostam dO esporte, participando dos treinos e dos jogos”, disse a treinadora Ana Gilda Salmória.
Na opinião dela, a estrutura para a prática esportiva melhorou bastante, principalmente com relação à qualidade do material usado. Além disso, projetos esportivos, como o desenvolvido pelo Clube Esportivo Recreativo Anitense (CERA) em diversos municípios da região, estimulam A participação dos jovens esportistas em campeonatos, incentivando-os e dando apoio durantes os treinamentos.
Além de ser treinadora, Ana também é jogadora, e o time dela conquistou o primeiro lugar do campeonato de vôlei municipal anitense no mês passado. As idades das integrantes do time são bem variadas, uma mistura que, na opinião dela, deu certo, afinal de contas foram campeãs.
Anterior

Na minha opinião

Atletas de projeto esportivo participam de ação cidadã Próximo

Atletas de projeto esportivo participam de ação cidadã

Deixe seu comentário