logo RCN

Pedalar é uma atividade completa

Quer experimentar essa aventura? Conheça o grupo Bike Anita

Bike Anita é o nome do grupo de adeptos ao ciclismo em Anita Garibaldi. Se você ao percorrer, principalmente, a SC - 390 sentido a Cerro Negro já avistou principalmente à noite pessoas andando de bicicleta, provavelmente era esse grupo formado por 16 pessoas que encontraram na bike uma forma de aliviar o estresse diário, além de praticar uma atividade física, que de acordo com as educadoras físicas Aline e Ana Cláudia, as quais fazem parte do grupo, é uma atividade completa.
O grupo iniciou com o empresário Cleverson há aproximadamente dois anos, logo, novos adeptos aderiram à atividade, como Gilmar, que teve a sua primeira experiência pedalando até a comunidade da Estiva, logo depois o dentista Luciano por não praticar atividades físicas buscou na bike uma forma de se movimentar e a cada dia novos integrantes passaram a fazer parte do Bike Anita.
Várias rotas e cidades já foram visitadas pelos ciclistas, a exemplo de Campos Novos, Campo Belo, inclusive Lages. O grupo combina pelo WhatsApp os locais, dias e horários e quem puder ir é só chegar no local e hora marcada. Por ano eles pedalam uma média de 3 mil km e é necessário um investimento inicial para começar na atividade. Deve - se escolher uma bicicleta certa, dependendo da altura, também é necessário capacete, óculos, sinalizador para andar à noite, bermuda com gel, luvas, entre outros acessórios, calculando um investimento de aproximadamente 5 mil reais.
O grupo pedala a média de 2 a 3 vezes por semana, inclusive nos finais de semana, verão e inverno. "É difícil reunir todo o grupo, mas sempre tem alguém que pedala", comenta Luciano, enfatizando que o grupo está aberto para quem queira pedalar frequentemente. "A vantagem de fazer parte do grupo é que nunca está sozinho, é difícil reunir todos, mas todos pedalam frequentemente", destaca Luciano.
Sedentarismo de alguns, busca pela atividade física, conhecer diferentes lugares, conversar, aliviar o estresse, conhecer gente nova, fazem novas rotas, muitas histórias e amizades são alguns dos pontos positivos destacados pelo grupo. Alguns já participaram de passeios de cicloturismo.
 Ana Cláudia e Aline pedalam há 5 meses e dizem ser uma atividade fantástica. "É um exercício completo, uma atividade ao ar livre que te traz resistência, força, auxilia a parte respiratória...  muito bom de realizar", comentam.
Eles utilizam aplicativos no celular que mostram todas as informações das pedaladas.
Outro adepto as pedaladas é Roger Hoffmann de Lima, que recentemente teve problemas de saúde e encontrou na bike uma maneira de aliviar o estresse e auxiliar na perda de peso.  "Tive câncer, fiz duas cirurgias em 45 dias para a retirada de 17 nódulos malignos e com isso tive um sobrepeso muito grande, chegando a 104 kg.  Precisava me movimentar e um dos fatores que agrava os problemas com câncer é o peso, então tive a ideia de pedalar para tentar evitar o retorno da doença e hoje estou curado. Minha disposição melhorou, estou com menor peso e tendo uma vida melhor atualmente. A gente pedalando consegue aliviar o estresse, conversar com os amigos, este é um dos melhores esportes que fiz até hoje e indico para quem quiser, porém precisa se adequar, investir e procurar parceiros para incentivar. Eu procuro pedalar sempre", finalizou Roger.
O grupo é formado não só por anitenses, mas visitantes de outras cidades. Fazem parte do grupo: Nelson Trentini, Carlos Gracietti, Márcio Borges, Luiz Fernando, Guilherme, Luciano, Gilmar, Cleverson, Aline, Alessandro, Roger, Keli, Demian, Angela, Luiz Fabiano e Ana Cláudia.

Municípios passam a integrar circuito para ciclistas Anterior

Municípios passam a integrar circuito para ciclistas

Mercado Barbosa e Amigos do Marquinho são campeões do Campeonato Camping Canarinho Próximo

Mercado Barbosa e Amigos do Marquinho são campeões do Campeonato Camping Canarinho

Deixe seu comentário