logo RCN

Copa do Mundo 2010 - África do Sul

A copa de 1958 tinha ficado para trás. O Brasil finalmente era campeão Mundial e de quebra viu nascer um mito do futebol 'rei Pelé'. Mas em 1962 os brasileiros consagraram outro brilhante jogador, Garrincha.

 

 

 

Chile 1962 Brasil Bicampeão Mundial  

 

 

 

 

A copa de 1958 tinha ficado para trás. O Brasil finalmente era campeão Mundial e de quebra viu nascer um mito do futebol "rei Pelé". Mas em 1962 os brasileiros consagraram outro brilhante jogador, Garrincha. Com atuações brilhantes e dribles desconcertantes, o atacante das pernas tortas liderou o Brasil rumo ao segundo título mundial nos gramados chilenos. Aos 21 anos, Pelé estava no auge de sua forma e, previa-se, seria mais uma vez a atração.

Mas nem tudo foi rosas na caminhada da seleção, problemas quase tiraram o Brasil da Copa. O primeiro veio antes mesmo da viagem: o técnico Vicente Feola teve uma infecção renal e não pôde viajar. Aimoré Moreira treinou a equipe no seu lugar.

Na segunda partida, contra a Tchecoslováquia, Pelé sofreu uma distensão muscular para tristeza de todos e ficou fora do resto do Mundial. O substituto do rei foi Amarildo, do Botafogo, que segundo frase do rei estaria "iluminado por Deus" e de fato estava, fez os dois gols da virada de 2 a 1 sobre a Espanha. O Brasil não foi eliminado da Copa por pouco naquele jogo. Precisava do empate e perdia por 1 a 0 até 26min do segundo tempo, quando Amarildo empatou. Também foi necessária a ajuda do juiz chileno Salvador Bustamante. Ele não deu um pênalti de Nilton Santos (o lateral enganou o juiz dando dois passos para fora da área) e anulou um gol de bicicleta de Puskas, alegando um duvidoso jogo perigoso.

Na semifinal, Garrincha foi expulso por revidar uma falta. Não foi julgado porque o bandeirinha uruguaio Esteban Marino, testemunha chave, fugiu do Chile, misteriosamente, horas antes do julgamento. Na final o reencontro com a Tchecoslováquia, na partida da primeira fase 0x0. Como em 1958, o adversário saiu na frente, com um gol de Masopust, aos 14 minutos do primeiro tempo, mas a seleção tinha Garrincha. Sempre que pegava na bola, ele atraía a atenção de pelo menos três adversários. Assim, Amarildo, Zito e Vavá, tiveram espaço para marcar os gols que deram o bicampeonato mundial ao Brasil.

As atuações de Garrincha não deixaram que o Brasil sentisse falta de Pelé. Com 5 gols o artilheiro do mundial foi o iugoslavo Jerkovic.

A Copa do Chile ficou marcada pela introdução do chamado futebol-força jogado pelos europeus, dois jogadores tiveram a perna quebrada e seis foram expulsos durante o torneio, tendo sido marcadas oito penalidades máximas.

O jogo bruto dava uma ideia do que seria a próxima Copa do Mundo a ser disputada na Inglaterra, em 1966.

Delegação Brasileira 1962: Gilmar, Djalma Santos, Mauro, Zito, Zózimo, Nílton Santos, Garrincha, Didi, Coutinho, Pelé, Pepe, Jair Narinho, Bellini, Jurandir, Altair, Zequinha, Mengálvio, Jair da Costa, Vavá, Amarildo, Zagallo, Castilho, Técnico - Aymoré Mo

Anterior

Na Minha Opinião

Sítio New Life realiza finais do campeonato. Próximo

Sítio New Life realiza finais do campeonato.

Deixe seu comentário