logo RCN

Na minha opinião

Este meio de semana marca os jogos de ida das quartas de final da Copa do Brasil. O sorteio da última sexta-feira na CBF definiu os confrontos e os demais prováveis até a final da competição. Pela primeira vez na história da competição nacional, que iniciou  em 1989, só campeões  estão classificados para a fase final da competição. Dos 27 títulos, 18 foram conquistados pelos classificados, com destaque para Cruzeiro e Grêmio com 4 títulos cada. A presença de tantos clubes grandes na reta final, foi possibilitado pela mudança da fórmula de disputa em 2013 que permite que os eliminados da Taça Libertadores participem da fase decisiva da competição. Antes disso acontecer,  possibilitou que times como Santo André, Juventude e Paulista, considerados pequenos, conquistassem a competição. Os jogos aconteceram na noite desta quarta-feira com clássicos como Palmeiras x Grêmio, Inter x Santos, Cruzeiro x Corinthians, apenas Juventude x Atlético Mineiro não é considerado um clássico nacional. As partidas de voltam acontecem no dia 19 de outubro. Quem largar na frente abre uma grande vantagem para o segundo jogo, pois com partidas disputadas num longo espaço de tempo, como está sendo, pode mudar ou piorar a fase de uma equipe, portando o bom é fazer um bom resultado na ida.

Outra competição que vai mudar será a Taça Libertadores da América 2017 , em formato à la Champions. A busca pelo título mais cobiçado do continente imitará a Liga dos Campeões principal torneio de clubes do mundo. Será aumentado o número de equipe para o próximo ano, passará a ser disputado de fevereiro a novembro, terá duas fases de mata-mata antes da fase de grupos, a final será em jogo único e campo neutro e dará ao campeão o direito de participar da edição seguinte. No próximo domingo a Conmebol define o número de participantes por País. O Brasil quer mais uma vaga na competição que deverá passar de 38 para 42 clubes. Já a Sul-Americana também irá mudar, passará a ser disputada de junho a dezembro, o campeão também se classifica para a Libertadores (o que já vem acontecendo), mas a novidade principal fica por  conta das equipes eliminadas antes das finais da  Libertadores, elas  também poderão participar das finais da Copa Sul-Americana ao estilo da Liga Europa. São mudanças positivas que darão a oportunidade aos clubes disputarem  esses torneios durante o ano todo, o problema será o calendário que já é apertado  e terá que se adequar.

Aconteceu em Otacílio Costa, na última quinta-feira, a fase Microrregional  que é entre os municípios integrantes  da ADR Lages  do Campeonato  Catarinense Escolar de Futebol de Campo  Moleque Bom de Bola.  A Escola Padre Antônio Vieira representou o município de Anita Garibaldi na competição e ficou com o título no naipe feminino e com o vice-campeonato no masculino. Como classifica apenas o campeão, as meninas estão classificadas para a etapa regional que acontece no mês de novembro em Ipira, no Meio Oeste. Escolas de Lages, Otacílio Costa e Painel também participaram da competição.  Parabéns aos nossos alunos e professores por mais essa conquista.

Mudando um pouco de assunto e falando de minha outra área que é a Educação, não poderia passar despercebido a congratulação para  as duas escolas da região com as maiores médias no IDEB 2015: a Escola Tadeu Silveira de Pinhal da Serra obteve média 7,0 nos anos iniciais e a Escola Padre Antônio Vieira de Anita Garibaldi média 5,3 nos anos finais, aliás essa última como segunda melhor nota da ADR Lages entre as escolas públicas. Parabéns aos alunos e  professores destas instituições. A avaliação acontece de dois em dois anos.

Anterior

Na minha opinião

Próximo

Na minha opinião

Deixe seu comentário